segunda-feira, 4 de junho de 2007

Caos em Rostock


Resultados dos Confrontos em Rostock

Mais de 900 feridos e 164 presos são os números finais de um longo dia de confrontos em Rostock.
520 manifestantes receberam assistência medica no local, segundo fontes das cruz vermelha e da anarchist black cross. 433 policias também tiverem de receber assistência media, 33 permanecem no hospital, 2 deles em estado considerado grave.
As autoridades reconheceram oficialmente 126 presos, no entanto a equipa legal formada especialmente para assistir os protestos afirmou ter conhecimento de 164 manifestantes em custodia policial durante o protesto em Rostock. O paradeiro de mais de 15 manifestantes continua por definir.
Algumas agencias noticiosas anunciaram que um manifestante de cara tapada saltou para o palco onde uma serie de discursos estava a ter lugar no fim da manifestacao, pegou num microfone e incitou a multidao a confrontar a policia. Ate ha data ainda ninguem o confirmou, nem mesmo a policia.
Existe sim um video que mostra um grupo de cerca de 10 polcias a invadirem um protesto sentado que teve lugar no final da manifestacao. Acontecimento que testemunhas afirmam ter iniciado os confrontos. Ate agora so tivemos acesso a um pequeno excerto desse video, que em breve sera publicado. Aqui fica o link http://www.indymedia.org.uk/en/2007/06/372396.html



Festa de Rua


Nessa mesma noite uma festa pacifica do Reclaim the streets foi atacada pela policia no centro da cidade. Segundo uma série de testemunhas a policia carregou nos mais de 500 manifestantes sem qualquer aviso. Houve uma série de detenções embora ainda não haja números concretos. Infelizmente, o sistema de som foi confiscado.


Neo-nazis Vs Antifascistas

Estes protestos na Alemanha tem sido palco para pequenos confrontos repetidos entre antifascistas e elementos neo-nazis um pouco por toda a Alemanha. Há cerca de um ano vários grupos neo-nazis anunciaram que também iriam organizar uma série de protestos contra o G8. Ate a data ainda não houve confrontos a grande escala já que a policia tem-se antecipado a vários protestos e contra-protestos por parte dos dois lados, e os manifestantes de esquerda compoem uma maioria esmagadora.
Varios grupos de esquerda tem produzido panfletos aconselhando cautela, ja que muitos neo-nazis passeiam-se pelas ruas com bandeiras iranianas e palestinas ("Solideriadades anti-semitica"). Existe uma noticia, ainda por confirmar, de que ontem ha noite, em Berlim, um grupo de anarquistas ingleses foi atacado por neo-nazis, quando estes pediram informacoes a um grupo de Skin heads, convencidos que eram manifestantes "legitimos".

Sem comentários: